A Associação Missionária Evangélica Palavra, Educação e Saúde, também designada pela sigla AMEPES, fundada em 13 de janeiro de 2021, é uma Associação missionária sem fins econômicos.
Pr. Ivanildo Francisco de Oliveira: Nascido no Estado de Pernambuco, no dia 13 de Agosto de 1965. Esposo de Belenice Santos. Bacharel em Teologia pelo Seminário Teológico Congregacional do Recife, estagiando em algumas igrejas como seminarista. Cursou o Curso de Linguística e Missiologia na Missão ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária), com prática na tribo Krahô. Possui o treinamento de Primeiros Socorros na Cruz Vermelha. É Técnico em Enfermagem (estágio de 1,6 meses no HRT - Hospital Regional de Taguatinga). Trabalhou durante 05 anos entre os índios Kayapó, deixando vários convertidos e alfabetizados. Liderou um trabalho de Evangelismo de Impacto de carnaval durante 05 anos. Liderou um grupo de evangelismo noturno por 04 anos.
Belenice Santos Rodrigues de Oliveira: Nascida no Distrito Federal, em 14 de Fevereiro de 1962. Esposa de Ivanildo. Cursou o Curso de Linguística e Missiologia na Missão ALEM (Associação Linguística Evangélica Missionária). É Técnica em Enfermagem. Atuou durante 02 anos entre os índios Kayapó, junto com o seu esposo.
Hannah R. de Oliveira: Nascida no Distrito Federal, em 17 de Junho de 1999. Morou com seus pais entre o povo Mansonka e estudou em casa com seus pais até o 9 ano e depois foi para o Brasil continuar os estudos, morando com seu avô e tia. Atualmente estuda Enfermagem na UnB e sempre vai a Guiné-Bissau, para visitar seus pais e evangelizar.
Sophia Liz R. de Oliveira: Nascida no Distrito Federal, em 27 de Maio de 2004. Estudou em casa com seus pais e em Setembro de 2016 foi estudar na Escola para filhos de missionários, em regime de internato. Terminou o Ensino Médio e está atualmente morando com a irmã Hannah em seu ano sabático, aguardando qual a direção de Deus para a sua vida.
Aos 14 anos atendi ao chamado de Deus para minha vida, dedicando minha vida totalmente a Ele e ao próximo. Aos 17 anos fui estudar teologia no Seminário Congregacional em Tejipió, Recife-PE.
Enquanto estudava, estagiei em algumas igrejas congregacionais. Um dia, em uma aula de missões, um professor afirmou e perguntou: “No Brasil há muitas tribos, e poucos missionários entre elas. Você gostaria de ser um desses poucos missionários?” Então eu disse: “Sim, Senhor! Eu quero ser um desses poucos!”
Ao concluir o curso de Bacharel em Teologia, fui à Brasília para Missão ALEM – Associação Linguística Evangélica Missionária, para fazer o curso de línguística, com o objetivo de me preparar para ir atuar em missões transculturais.
Atuei como professor 09 meses entre os índios Karajás-TO. Pouco tempo se passou e fui atuar entre os índios Kayapó, PA. Atuei 05 anos entre eles, como professor missionário.
No 3o ano de atuação entre a tribo Kayapó, me casei e depois retornamos para continuar nosso trabalho entre os indígenas. Atuamos entre eles na alfabetização e plantação de igreja.
Eu sentia o desejo de ir levar a Palavra de Deus para algum povo não alcançado na África.
Depois do quinto ano atuando entre o povo Kayapó, saímos para nos preparar melhor, pois sonhávamos ir para o Continente africano, para atuar entre algum povo nao alcancado.
Eu e minha esposa cursamos técnico de enfermagem, depois eu fiz o curso de primeiros socorros da Cruz Vermelha e estagiei no hospital público por 01 ano e 06 meses, passando por várias especialidades, afim de me preparar melhor para servir entre o povo que Deus haveria de me mostrar.
Em 2003, o Senhor abriu as portas para que eu fosse à Guiné Bissau. Depois de passar por diversas etnias, cheguei em uma etnia chamada Mansonka. Estando entre eles, o Espírito Santo, falou claramente dentro de mim: “Eu quero que você venha trazer minha Palavra para este povo.” Então eu respondi: “Eis-me aqui, Senhor! Envia-me a mim!”
Naquela hora, o Espírito Santo me lembrou de Isaias 52:7 “Quão formosos são os pés dos que anunciam as boas novas de salvação...” Então Deus me deu um projeto chamado PES (Palavra, Educação e Saúde).
A partir desse momento, eu tive a certeza que Deus queria que fosse levar a Sua santa Palavra para aquele povo de língua ágrafa (não grafada ) e que não tinha presença missionária nem igreja entre eles.
Depois de 45 dias em Guiné Bissau, voltei ao Brasil para melhor me preparar para retornar com a família para Guiné Bissau, para trabalhar entre o povo Mansonka.
Eu e minha esposa, fizemos o curso de Técnico de enfermagem, trabalhei como voluntário por 06 meses no hospital público em Taguatinga e fiz o curso de 1o Socorros na Cruz Vermelha.
Em 2005 fui 02 vezes (fevereiro e setembro) para trabalhar com a organização do Alfabeto.
Em 2006 fui 02 vezes (fevereiro e setembro) para trabalhar com a tradução do Evangelho de Lucas.
E, em 2007 fui com a família (filhas ainda crianças - 08 e 03 anos) para atuar entre o povo Mansonka.
Antes de morar entre o povo Mansonka, moramos em uma vilazinha (interior) e eu ia sempre para a tabanca (aldeia), para desenvolver um relacionamento com a comunidade e também mostrar qual era nosso objetivo.
Depois trabalhei com a tradução do filme Jesus na língua Mansonka. Alguns meses se passaram e estabelecemos nossa base entre o povo.
Nos primeiros 04 meses, moramos (eu, esposa e 02 filhas pequenas) dentro de uma barraca.
Um dia, de madrugada, eu acordei com gritos de jovens. Eles estavam se reunindo em frente da nossa casa (só tinha as paredes), debaixo de um pé de caju. Então levantei e fui até lá, e eles estavam fazendo sacrifício de galinha. Então eu falei para eles: “Nunca mais vocês farão sacrifícios neste lugar. Este lugar pertence ao Senhor Jesus.” E fiz eles declararem 03 vezes: “Este lugar pertence ao Senhor Jesus!” “Este lugar pertence ao Senhor Jesus!” “Este lugar pertence ao Senhor Jesus!”
Hoje, neste local nós temos construída uma igreja, escola, escritório, casa missionária, 02 poços de água.
Muitos tem vindo para serem atendidos na área da saúde; muitas crianças tem vindo para estudar; outros entenderam a Palavra de Deus, confessando Jesus como seu dono e Senhor, e tem vindo ouvir a palavra de Deus, inclusive muitas crianças. O apostolo Paulo declara: “...Onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus. Onde reinou a morte, a escravidão, agora reina a vida, a justiça...- Rom. 5:20-21.
Também trabalhamos com a tradução de Atos dos apóstolos (1o rascunho), várias histórias bíblicas em ordem cronológica; atuamos em várias tabancas na pregação do Evangelho.
Durante um bom período; mostramos o filme Jesus em várias tabancas, porém paramos de mostrar, devido o equipamento ter quebrado (era muito cansativo, pois dependia de várias coisas). Sonhamos em ter um equipamento, onde é simples de transportar, mas é caro (equipamento internacional). Gostaríamos de continuar mostrando a verdade de Jesus, através do filme, que traduzimos para a língua deste povo amado por Deus.
Nossas atividades entre o povo Mansonka são:
- Saúde – atendimento a população;
- Ensino e Investimento Financeiro para a formação de obreiros Mansonka;
- Discipulado;
- Tradução – Evangelho de Lucas, livro de Atos, filme Jesus, várias histórias bíblicas;
- Educação – treinamento de professores;
- Evangelização – cultos quarta-feira a noite, quinta-feira nas tabankas, sábado a tarde e domingo – manhã e tarde; mostrar filme Jesus;
- Pequenos Grupos – Msoŋso de Wañ;
Atualmente, temos atividades nas quartas-feiras (culto na igreja), quinta- feira (pequeno grupo), sexta-feira (oração), sábado(culto na nova tabanca) e domigo (09:00hs culto com as crianças e 10:00hs culto com adultos), além das outras atividades (atendimento aos doentes, educação, assistência a algumas crianças em casa).
Temos muitos, muitos desafios pela frente, tais como:
- Construção da nova base missionária;
- Aquisição de um carro, pois o que tínhamos acabou completamente, devido o acidente;
- Entre muitos outros...
Atualmente, temos a base onde moramos, chamada Mantefa e temos o desafio de uma outra base a 25km, chamada Nancha.
Neste novo local, sonhamos construir uma igreja, escola, casa missionária, casa de voluntários missionários (hóspedes), posto de saúde, abertura de poço de água, etc.
Em nosso trabalho, nós recebemos voluntários nas áreas da saúde, futebol, trabalho com crianças, construção.
Estamos atuando entre o Povo Mansonka há mais de 15 anos. São muitos os desafios.
Nos ajude em oração e divulgue nosso trabalho.
Que Deus te abençoe.